Pesquisadores iniciam estudo do Rio Formoso e monitoramento vai até 2026

Ao longo dos próximos 12 meses, serão realizadas mais quatro campanhas de monitoramento

Izabela Cavalcanti / Campo Grande News


Pesquisadores da UFRJ monitorando Rio Formoso para dar início à pesquisa (Foto: Divulgação/Prefeitura de Bonito)

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) iniciaram um estudo ambiental na bacia do Rio Formoso, em Bonito, Mato Grosso do Sul. A pesquisa, que se estenderá até maio de 2026, busca diagnosticar as causas do assoreamento e turvamento das águas cristalinas da região, buscando soluções para a preservação do ecossistema local.

O projeto, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Bonito e a UFRJ, prevê quatro campanhas de monitoramento ao longo de um ano, abrangendo diferentes estações. Além das análises físico-químicas das águas superficiais e subterrâneas, o estudo contempla a hidrogeologia das nascentes, a capacidade de suporte da bacia e o impacto da carga turística. Entrevistas com o setor turístico também contribuirão para o diagnóstico, que resultará em diretrizes e estratégias para a conservação do Rio Formoso.

Ao longo dos próximos 12 meses serão realizadas mais quatro campanhas de monitoramento, em diferentes estações do ano, possibilitando a análise das variações sazonais e da dinâmica ambiental da região.

Neste primeiro momento, os profissionais realizaram a seleção, caracterização e validação de pontos amostrais para o monitoramento das águas superficiais e subterrâneas, coletas para análises físico-químicas preliminares e mapeamento das condições de acesso aos pontos de interesse.

A equipe também fez entrevistas com representantes do setor turístico para levantar informações qualitativas sobre os atrativos e os fluxos de visitação.

O projeto é fruto de um convênio firmado entre o Governo do Estado, o município de Bonito e a UFRJ, para a realização de Estudos Ambientais e Revisão do Plano Diretor de Bonito.

O convênio com a UFRJ é uma das entregas do GTI (Grupo de Trabalho Institucional) da bacia do Rio Formoso, criado pelo Governo do Estado em dezembro de 2023. O GTI tem como missão elaborar propostas para recuperação, proteção e uso sustentável da bacia, fundamental para o equilíbrio ecológico e a economia local.

Além disso, o projeto também contempla três metas ambientais: Estudo hidrogeológico das nascentes e do banhado do Rio Formoso; avaliação da qualidade da água do Rio Formoso; e estudo da capacidade de suporte da bacia hidrográfica, com foco na depuração de poluentes e na carga turística.

Ao final das análises, será elaborado um diagnóstico completo da bacia, incluindo diretrizes, estratégias de conservação e ações de mitigação para garantir o uso sustentável da água e a preservação dos ecossistemas do Rio Formoso.