Cidades
Dedetização encontra cerca de 100 escorpiões em residência de MS
Infestação identificada durante dedetização acende alerta do Centro de Controle de Zoonoses de Campo Grande para prevenção de acidentes com escorpiões.
G1 / Nadine Lopes, Ana Karla Flores
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande emitiu, nesta quinta-feira (30), um alerta após encontrar cerca de 100 escorpiões em uma única residência no bairro São Jorge da Lagoa.
O caso chamou atenção para o risco de acidentes envolvendo crianças e animais de estimação.
O CCZ destaca que a prevenção é a forma mais eficaz de evitar acidentes. Entre as medidas recomendadas estão manter o quintal limpo, controlar baratas e criar barreiras físicas.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Campo Grande emitiu, nesta quinta-feira (30), um alerta após encontrar cerca de 100 escorpiões em uma única residência no bairro São Jorge da Lagoa. O caso chamou atenção para o risco de acidentes envolvendo crianças e animais de estimação. Veja o vídeo acima.
Nas imagens divulgadas pelo CCZ, é possível ver escorpiões de diferentes tamanhos e colorações, mostrando que o ambiente era propício para a proliferação desses animais.
Segundo o órgão, a quantidade de aracnídeos indica que o local apresentava condições favoráveis à reprodução, como umidade, entulho e presença de baratas, principal alimento dos escorpiões.
Prevenção e cuidados
O CCZ destaca que a prevenção é a forma mais eficaz de evitar acidentes. Entre as medidas recomendadas estão:
Manter o quintal limpo: remover entulhos, madeiras e lixo, e aparar a vegetação.Controlar baratas: reduzir o principal alimento dos escorpiões.Criar barreiras físicas: impedir a entrada dos animais nas residências.Vede portas e janelas: instale vedadores de borracha nas soleiras e evite frestas.Proteja os ralos: utilize telas metálicas, microtelas ou tampas “abre-e-fecha' em banheiros, áreas de serviço e pias.Feche rachaduras: vede frestas, buracos e rachaduras em paredes, rodapés, forros e pisos.Cuide das caixas de inspeção e esgoto: mantenha-as sempre bem tampadas.Revisão de itens pessoais: sacuda sapatos, roupas e toalhas antes de usar, principalmente se estiverem guardados em locais escuros e úmidos.
O que fazer ao encontrar um escorpião
Caso um escorpião seja localizado, não tente capturá-lo com as mãos. O correto é acionar o Serviço de Identificação de Escorpiões da Gerência de Controle de Zoonoses de Campo Grande, que orienta sobre as medidas corretas e realiza a identificação da espécie.
Telefones para contato: (67) 3313-5000 ou (67) 2020-1796.