Prefeitura recupera trechos críticos da Vila Toscana e recapeia via de acesso à BR-463

Da Redação


Trecho da rua Takao Massago recebeu recapeamento completo nesta semana – Fotos: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, intensificou os serviços de recuperação viária na Vila Toscana, com foco em trechos considerados críticos. A principal intervenção ocorreu na Rua Takao Massago, ao lado do Condomínio Arezzo, onde o asfalto recebeu recapeamento completo devido ao desgaste avançado da pista.

A determinação do prefeito Marçal Filho é para que, mesmo diante da escassez de recursos, as equipes mobilizem esforços para melhorar a segurança viária do município. Nos últimos dias, por exemplo, foram realizados serviços na região do Parque das Nações; do Jardim Maracanã; na região dos ⁠Altos da Monte Alegre; no ⁠Jardim Guanabara; no ⁠Parque Alvorada e no ⁠Jardim Eldorado.

Em janeiro deste ano, os trabalhos de tapa-buracos chegaram à região do Jardim Marília; do Jardim Pelicano; do Jardim Ouro Verde; do Parque Nações II; da Vila Mary; da Vila Eldorado; do Jardim Guarujá. “Estamos buscando parcerias com o governo do Estado, com a nossa bancada federal, para garantir mais recursos específicos para obras de recapeamento em nossa cidade”, adiantou Marçal Filho.

No início da semana, o prefeito Marçal Filho esteve na Vila Toscana, conversou com moradores e verificou as condições da via no trecho entre as ruas Ataíde de Souza Leitão e Olga de Lima Melgarejo. Por se tratar de importante ligação urbana, com acesso à BR-463 e integração ao itinerário do transporte coletivo, foi determinada a execução imediata do recapeamento. “Essa região de Dourados recebeu uma pavimentação muito ruim, asfalto de péssima qualidade e que se deteriora com muita facilidade”, ressaltou o prefeito.

Em nova vistoria realizada nesta quinta-feira (19), o prefeito constatou a conclusão do serviço, com o pavimento totalmente renovado. Segundo Marçal Filho, a demanda por recapeamento é ampla em diversos bairros da cidade. Ele destacou que, diante da limitação orçamentária, não é possível recapear toda a malha urbana simultaneamente. Por isso, a estratégia adotada prioriza trechos com maior fluxo e relevância estrutural, garantindo intervenções com maior durabilidade.

O prefeito também afirmou que está buscando recursos federais, por meio de articulação com parlamentares e com o Governo do Estado, para ampliar os investimentos em infraestrutura viária e avançar na melhoria das ruas de Dourados. “Estamos com diversas frentes de tapa-buracos e também de recapeamento para recuperar os pontos mais críticas, garantindo que as pessoas possam trafegar com segurança”, explicou Marçal Filho.

Além do recapeamento na Takao Massago,  ruas adjacentes também na Vila Toscana está recebendo serviços de tapa-buraco. As equipes realizam a recuperação pontual dos locais onde o asfalto apresenta falhas, fissuras e desgaste, promovendo a recomposição da camada asfáltica e melhorando as condições de tráfego.

A Secretaria Municipal de Obras mantém cronograma contínuo de manutenção viária com seis equipes atuando simultaneamente na cidade, com foco na segurança, mobilidade urbana e conservação da infraestrutura da cidade.